top of page
Para Casais Fortalecerem Relacionamentos

 

Gostou? Comente este artigo no fim da página

Manter o foco dos objetivos em fortalecer relacionamentos

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a sua alma e ao próximo como a ti mesmo” Jesus de Nazaré
 

Os dias se tornam cada vez dia mais intensos. Essas mil atividades criam a ilusão de que o tempo esta diminuindo e que os dias passam rápido.Pura ilusão. A verdade é que nos dias de hoje há uma agitação maior do que nas décadas passadas. No meio dessa correria se faz necessário manter o foco de direção dos objetivos em aprimorar os relacionamentos familiares.

Para isso precisamos ter esses alvos estabelecidos e concentrarmos firmemente neles. Na vida familiar há prioridades que devem ser focadas que é regra básica de tudo que acontece em termos de realização familiar. Tudo que fazemos em família, o foco maior é preservar os valores éticos que dão sustentação emocional e afetiva.

A fé em Deus é um fator inquestionável, porque todo e qualquer relacionamento precisa ser cultivado. A fé ativa e mística em Jesus Cristo é um ingrediente básico para fornecer energia afetiva para nos concentrarmos e estarmos direcionados para o alvo que é o aprimoramento nas relações familiares que é cultivar valores éticos.

Porque muitos casais perdem o foco de aprimorar relacionamentos? É muito comum na vida familiar perder o foco de direção. Não há energia emocional afetiva suficiente para nos manter num senso de direção. É preciso abastecer os “tanques” emocionais para que tenhamos motivação para o alvo maior que é cuidar do cultivo da qualidade dos nossos relacionamentos. Tudo o mais, vem a reboque.

Quando há conscientização de que aprimorar os relacionamentos familiares é o foco principal, devemos manter o sentido de direção nos relacionamentos. Isso é uma arte, porque, além de estabelecer a harmonia como base vital, significa ter uma visão de 360 graus em que o foco principal se torna amar de forma incondicional. Isso amplia a nossa visão aumentando o raio de visão, ou seja, adquirimos uma visão periférica sem perder o foco principal.

Essa habilidade adquirida em manter o foco de direção, nos mantém ligados em tudo a nossa volta e nos capacita a fazer avaliações e resolver problemas que serão obstáculos no progresso da família; aquelas “picuinhas” no diálogo, olhares e bocas que marcam, serão facilmente detectados, isso porque o foco principal determina os resultados, e a visão periférica age como um agente mantenedor na construção dos relacionamentos bem sucedidos. Quando conhecemos nosso alvo principal (amar de forma incondicional) e nos concentramos no poder de Deus para atingi-lo, adquirimos energia suficiente para solucionar problemas menores na periferia de nossa vida emocional.

 

 

 

As Bem Aventuranças do Casamento

 

 
 

1- Bem-aventurado o casal que continua a demonstrar carinho e consideração um com o outro depois que a empolgação dos primeiros anos passou.


2- Bem-aventurados são os casais que são corteses e educados uns para com os outros, assim, como são com os amigos.
 

3- Bem-aventurado é o casal que possui senso de humor, para que este atributo seja um útil "amortecedor de choques".

 

4- Bem-aventurados são aqueles que alcançam a paternidade, pois os filhos são herança do Senhor.
 

5- Bem-aventurados são os casais que se abstêm de bebidas alcoólicas.
 

6- Bem-aventurados são eles quando amam seus cônjuges mais do que qualquer outra pessoa neste mundo, e que alegremente cumprem seus votos de casamento com uma vida inteira de fidelidade e respeito mútuos.
 

7- Bem-aventurados são eles quando todos os dias agradecem a Deus pelo alimento diário e juntos se assentam para ler a Bíblia e orar em nome de Jesus.
 

8- Bem-aventurados são os casais que nunca alteram a voz para dirigir-se um para com o outro, e que fazem do lar um lugar onde palavras desencorajadoras são pouco ouvidas.
 

9- Bem-aventurados são os casais que reservam tempo para juntos irem ao templo de culto, para adorarem a Deus, e que trabalha junto para a expansão do reino de Deus.
 

10- Bem-aventurados são os casais que sabem lidar com suas diferenças e resolvem seus problemas de ajustamento sem interferência de parentes.
 

11- Bem-aventurados são os casais que possuem controle e entendimento acerca de finanças e que conseguiu uma parceria perfeita onde todo o dinheiro está sob o controle dos dois.
 

12- Bem-aventurados são os casais que humildemente dedicam suas vidas a Cristo e, que constroem o lar, aplicando diariamente o princípio cristão em suas vidas e na vida dos seus filhos, sendo leais, amorosos e não egoístas.

 

Se você ainda não é casado(a) guarde essa mensagem no coração, para usá-la quando chegar o momento.

Classe de Casais

 

 
 

Como funciona

Pode ser uma classe da EBD ou mesmo em um dia da semana. Os alunos estudam em classe, levam a tarefa para casa (Terapia Conjugal) e colocam em prática aquilo que aprenderam em sala.

Também é possível tirar dúvidas durante as aulas ou procurar os líderes depois para tirar dúvidas, receber aconselhamento ou pedir oração.
O desejo é de que os casais aprendam quais as direções bíblicas para se atingir um relacionamento duradouro e sadio.
 

O Sistema:
A Classe funciona com 2 horas de aula por semana.

O curso tem duração de 14 aulas, ou seja 14 semanas. Ao fim das 14 aulas os alunos recebem o diploma. Recebem o diploma os alunos que cursaram até o fim das 14 aulas.

Matérias:
São 13 lições estudadas tratando das diversas áreas que envolvem o casamento. Intimidade, respeito, companheirismo, sexualidade, responsabilidades, filhos, comunicação, os papéis de cada um, o amor no relacionamento, convívio diário, etc.

As Lições:
Num total de 13, elas tem os seguintes títulos:

• Casamento - O Projeto de Deus Para nós
• Propósitos no casamento - Em Busca do Ideal de Deus
• Intimidade plena - Uma Aliança de Sangue
• O sonho não acabou - É tempo de Reconstruir
• Responsabilidades - Definindo os Papéis
• Comunicando amor
• Desenvolvendo uma comunicação sadia
• Semeadura e colheita 1 - Há Poder em Suas Palavras
• Semeadura e colheita 2 - Controlando a Língua
• Principio do perdão - Decisão da Vontade
• Exercício do perdão - Vivendo a Graça
• Aquecendo o ninho 1- A sexualidade Conjugal
• Aquecendo o ninho 2 - A Beleza do Prazer Sexual

Formação da classe:
Ficha de matrícula requerida na igreja.

O limite mínimo de alunos para se iniciar uma classe é de 3 casais.

O casal deve pagar uma taxa para cobrir gastos com apostilas e certificados no ato da matrícula.
A taxa deve ser única, sendo paga no ato da matrícula. Não há mensalidades neste curso.
Crianças não são permitidas comparecer devido os assuntos tratados no curso, permitido somente a adultos.

Como Funcionam As Aulas:
Em todas a aulas as lições são trabalhadas através de dinâmicas preparadas pelo líder voltadas para memorização, aprendizado e vivencia de cada lição aprendida.
Através das dinâmicas os professores tem a oportunidade de analisar o aprendizado dos alunos, avaliar o comportamento do casal, sua sincronia, facilidades e dificuldades em resolver determinados problemas, avaliar seu comportamento frente a problemas fáceis e difíceis entre outros...
A cada avaliação os professores terão a oportunidade de trabalhar cada aluno de maneira individual e também em grupo no decorrer de todo o curso.

A visão:
Ver famílias sadias, restauradas, estruturadas.

Nosso objetivo é de que os casamentos durem de maneira saudável e com estrutura.

Uma casa sem alicerces bem estruturados tende a ruir, nós queremos que os alicerces das famílias sejam fortificados e estruturados na palavra de Deus. Queremos que as famílias sejam cultivadas segundo o coração de Deus.

Acreditamos que casais estruturados formam filhos estruturados e saudáveis.

Acreditamos que um casamento saudável forma uma sociedade saudável.

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page